• Renata Teixeira

Dinamarca | Copenhagen


Estive em Copenhagen, na Dinamarca, em dezembro de 2015, onde fiquei por 10 dias, e tive a oportunidade de conhecer alguns lugares bem legais por lá. Eu particularmente gosto muito de fazer passeios onde eu possa caminhar, pois assim consigo ir na calma para fotografar. Além da facilidade em poder me locomover a pé ou de bicicleta para conhecer a cidade, um ponto super positivo em Copenhagen é a segurança. Fui no inverno e os dias são mais curtos, a noite chega em torno das 16h00 (noite mesmo, breu total) e todos os dias que saia pela manhã para fotografar e passear, eu voltava à noite.

E onde vem o ponto positivo em relação a segurança? Fazendo um comparativo, em São Paulo, por exemplo, a cidade e o bairro onde eu moro, para mim, é impossível sair sozinha à noite para fotografar, pois certamente serei roubada, muito menos sair sozinha de bicicleta pelo mesmo motivo. Em Copenhagen, em nenhum momento eu senti medo por estar com os equipamentos fotográficos sozinha a noite. Até nos momentos em que usei tripé, onde eu não poderia ficar com a câmera na minha mão, eu me senti totalmente segura em não ser roubada.


Bom, vou mostrar alguns lugares legais para passear turistando, clicando e/ou pedalando em Copenhagen =)


O dia estava frio e nublado, estava ventando muito também, mas isso não importa quando você está passeando, não é mesmo?! Então meu cunhado nos levou, minha irmã e eu, para aprendermos as regras de andar de bike na cidade, pois existem algumas "leis de transito" para ciclistas por lá. Nada melhor do que o Parken Stadium, ou Telia Parken, para aprender sobre andar de bike em CPH. O parque hospeda a equipe nacional de futebol dinamarquês, the FC Copenhagen team, e vários outros eventos de artistas famosos.

Muitas pessoas aproveitam o espaço do parque para caminhar, levar os pets para passear, andar de bicicleta e, nos dias de verão, aproveitar o sol. Tinha bastante espaço para aprender por lá e não se corre muito risco, como nas ciclo faixas com ciclistas locais experientes. Também vale a pena caminhar por lá para fotografar, o parque é muito bonito.





Depois de aprender como se deve pedalar corretamente em CPH, fomos conhecer The Little Mermaid ou Den Lille Havfrue, em dinamarquês. O local onde está a Pequena Sereia é um dos pontos turísticos mais populares de Copenhagen e desde 1913 a estátua de bronze, esculpida por Edvard Eriksen, é uma homenagem ao grande conto de fadas dinamarquês escrito por Hans Christian Andersen. A estátua está situada em Langelinie e próxima a Old Citatel, Amalienborg Palace e Marble Church.



Como anoitece muito rápido, eram em torno das 15h00 e já tinha começado a escurecer e, para ajudar no passeio, rs, começou a chover também. Demos uma passadinha rápida em Copenhagen Opera House, um presente do magnata Maersk McKinney Moller ao estado dinamarquês.


Na ida para casa, demos uma paradinha para tomar um chocolate quente e vimos toda a cidade já com aquele clima de dezembro e comércio Natalino.

No outro dia sai logo de manhã para passear e dessa vez preferi ir a pé mesmo, assim teria facilidade em fotografar sem ter que ficar estacionando a bicicleta. Eu adorava caminhar pela Øster Farimagsgade, uma avenida que leva a vários pontos turísticos de CPH. Para mim, foi um dos lugares mais legais para fotografar o cotidiano.


E continuei o caminho para o Botanisk Have em outra avenida...

O Botanisk Have é lindo e muito bom para visitar o museu ou apenas para caminhar com calma nos jardins, ler e fotografar. Eu passaria o dia todo ali!

Depois da boa caminhada durante todo o dia, anoiteceu e ficou muito frio. Ir para CPH em dezembro é pedir para sentir o rigoroso frio do inverno escandinavo. Se você for a Dinamarca nessa época do ano, vá bem preparado, pois além da temperatura ser muito baixa, em dezembro venta muito forte, fazendo com que a sensação térmica despenque. Minha irmã, meu cunhado e eu, que encontrei no final da tarde no Botanisk Have, fomos embora pela Øster Voldgade...


Dia de conhecer alguns museus e castelos...

Esse museu é o Statens Museum for Kunst, o museu mais completo de arte dinamarquesa. Os arredores do museu são bonitos também.

No caminho para o castelo mais bonito que visitei em Copenhagen, fui pela avenida Øster Voldgade...


O Rosenborg Castle foi a antiga sede dos reis dinamarqueses e tem jardins impressionantes, é sem dúvida uma atração imperdível em CPH.

No caminho da Marmorkirken Church e do Amalienborg Palace...