• Renata Teixeira

Cidades de SP | Guararema

Guararema é uma cidadezinha bonita e acolhedora, com alguns pontos turísticos bem legais que misturam o urbano e o ecológico, faz parte de um dos onze municípios do Alto do Tietê e um dos trinta e nove municípios de São Paulo e fica a 8o km da capital paulista. Em tempos de pandemia, depois de alguns meses em quarentena, procuramos um passeio seguro e que nos tirasse, ao menos por um dia, da esfera tensa e preocupante na qual vivemos.


Procuramos nos conectar à leveza e tranquilidade que cidades do interior costumam proporcionar e vou deixar aqui algumas dicas e informações de passeios pela cidade. Visitamos: o Parque Municipal Pedra Montada, o Trem de Guararema, a Estação da Vila Luis Carlos e o Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino.



Começamos nosso passeio no Parque Municipal Pedra Montada, onde foi construído em torno a grandes pedras que chegam até 2,5 metros de altura e onde também existe uma pedra com formato de um tubarão. Para ter acesso a Pedra Montada e a Pedra do Tubarão é preciso fazer uma pequena trilha autoguiada onde seu trajeto é parte pavimentado e parte em chão de terra. A trilha tem grau moderado, pois existem algumas curtas subidas um pouco íngremes. Nada impossível se você for caminhando na calma e curtindo o parque, que é muito bonito.

Na entrada do parque tem estrutura com banheiros e bebedouros. Ao longo do caminho existem bancos de apoio e lixeiras, tudo bem organizado. Chegando na Pedra do Tubarão existe um deck de madeira com bancos e sombra para curtir um descanso e fazer a pausa para fotos. Vimos também que existe um restaurante no local, mas preferimos não entrar por ser um local fechado e com um pouco de aglomeração. Para quem quer fazer a visitação ao parque sozinho, senti que o local é bem seguro.


Entrada do Parque Pedra Montada
Pedra Montada
Deck da Pedra do Tubarão
Pedra do Tubarão

Depois do passeio na Pedra Montada, fomos almoçar no Sabor da Roça Restaurante, que fica em uma área mais rural, onde fica melhor ir se estiver de carro, porém valeu a pena por ser um restaurante com ambientes abertos e conseguimos almoçar numa mesa distante de outras pessoas. Após o almoço, partimos para o passeio de Trem.



O Trem de Guararema funciona como atração turística desde outubro 2015 onde percorre 6,8 km do trecho ferroviário da cidade. Os passeios são realizados em carros de madeira que foram fabricados na Inglaterra nos anos de 1896 a 1937 e um carro Caboose panorâmico fabricado em 1973. Durante o percurso, que parte da Estação Central de Guararema construída em 1891 e desembarca na Praça da Estação da Vila Luis Carlos, datada de 1914 e hoje restaurada, é possível ver lindas paisagens e trechos de águas.


Os guias de turismo vão dentro dos vagões contando a história do trem e explicando para que se aplica o dinheiro arrecadado com a venda do ingresso. Chegando na vila, você tem alguns minutos para ir onde quiser e depois o trem retorna para a Estação Central de Guararema. O ticket contempla ida e volta e o passeio tem duração total de 2 horas. Um passeio tranquilo e super gostoso.



Chegamos a Praça da Estacão Luis Carlos e as casas que rodeiam essa estação começaram a ser construídas em 1920, onde chamam de “Vila da Estação”. Tudo muito lindinho! A vila de Luís Carlos me lembrou uma cidade cinematográfica.



Passeamos um pouco na vila, reabastecemos as garrafinhas de água e logo o apito do maquinista já nos chamava para retornar a Estação de Guararema.



Feito o passeio de trem, partimos para ver o final do dia no Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, onde vimos um pôr do Sol impressionante.



Depois disso, fomos comer pizza no centro da cidade e terminamos o passeio.


Guararema está bem perto da capital de São Paulo e se você quer fazer um bate-volta vale bastante a pena!


#guararema #viagem #batevolta

44 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo