• Renata Teixeira

Cidades de SP | Lavrinhas

Aos pés da Serra da Mantiqueira, rica em poços de águas cristalinas está a pequena cidade de Lavrinhas. Pequena por ter menos de 8.000 habitantes e ainda numa fase de começo de desenvolvimento turístico, mas grande em riquezas naturais.

cachoeira do poço azul, lavrinhas, são paulo
Trilha da Cachoeira do Poço Azul

Com Passa Quatro (MG) ao norte, Queluz a leste, Silveiras a sudeste e Cruzeiro a Oeste, está Lavrinhas e suas duas cachoeiras mais procuradas pelos visitantes: Cachoeira da Pedreira e o Poço Azul.

Fizemos um bate-volta de São Paulo até a cidade, pegamos 3 horas de estrada e chegamos à cidade em torno das 09h00. A partir daí, começamos a perceber que a cidade ainda está em desenvolvimento turístico, pois não tem muita estrutura, como padarias (não encontramos nenhuma), restaurantes e centro de visitantes.

Por ter pesquisado algumas informações antes de ir, sabia da existência da Pousada Poço Azul, onde fomos muito recebidos para conhecer a estrutura e pedir informações de como poderíamos chegar na entrada da trilha da Cachoeira da Pedreira. A dona da pousada disse que em tempos normais eles também recebem pessoas apenas para almoçar, porém, como estávamos em tempos de pandemia ainda, eles restringiram a área de almoço apenas para as pessoas que estavam hospedadas.

Nos foi indicado para o almoço o Racho Carlos Lopes, onde tem uma grande área com vários atrativos e restaurante, o que é uma boa opção para ir com a família, caso não queiram se aventurar na trilha que dá acesso ao Poço Azul e aproveitar apenas a Cachoeira da Pedreira.

A Cachoeira da Pedreira é de fácil acesso, pois fica ao lado da Estrada Pinheiros e próximo ao Rancho do Zé Neto. Você pode deixar o carro estacionado na estrada mesmo ou, se preferir, pagar R$ 10,00 e deixar o carro dentro da área onde criaram uma estrutura de estacionamento e uma casinha para tomar café compartilhado, além de ficar a poucos metros da Pedreira.

Descemos então até a cachoeira e ficamos pouquíssimo tempo, apenas para conhecer mesmo, pois estava muito cheia e com pessoas muito próximas e sem o uso de máscaras. Um dia pretendo voltar para aproveitar mais, pois é lindíssima!

cachoeira da pedreira, lavrinhas, são paulo
Cachoeira da Pedreira

Fomos então para a trilha onde leva até a Cachoeira do Poço Azul. Colocando no Google Maps a rota Pedra do Japonês - Cachoeira do Poço Azul, é possível visualizar o trajeto da trilha, que fica dentro de uma propriedade privada, porém o acesso é livre para visitantes.

trilha da cachoeira do poço azul, lavrinhas, são paulo

É uma trilha bem tranquila de apenas 1,5 km, mas existem três pontos que são de maior dificuldade: a descida e a travessia de pedras entre a Pedra do Japonês para o outro lado onde começa a subida, essa subida que tem poucos metros, mas é bem íngrime e o barranco onde é preciso descer para ter acesso ao poço. Vencendo isso, você já ganhou o dia haha. No vídeo abaixo é possível visualizar um pouco melhor para entender esses detalhes.

Chegamos ao paraíso! Que cor! A água é tão cristalina que se pode ver o fundo, linda demais.

Aproveitamos o dia e pegamos a trilha de volta antes que escurecesse e foi uma das vistas mais lindas que não via há tempos. Um pôr do sol de encantar!

Vale a pena conhecer a cidade se você não espera muita estrutura turística e se não busca um turismo urbano.