Autismo, Pupanique e a sua Inclusão Social


Hoje o domingo estava ensolarado e alegre, assim como merecem todas as crianças autistas e não autistas, suas famílias, amigos e grupos voluntários que colaboraram para que o Pupanique, um piquenique inclusivo e cheio de amor, acontecesse.


O primeiro Pupanique aconteceu há 4 anos por iniciativa de uma mãe que tem seu filho, Theo, diagnosticado com autismo desde os 2 anos. Seu nome é Andréa Werner. Jornalista, escritora e ativista nas causas infantis relacionadas a todos os graus de autismo, Andréa, a partir da sua primeira iniciativa em organizar um evento onde incluísse todas as famílias e crianças, especialmente crianças autistas, inspirou muitas mães a se moverem na causa social para tirarem seus filhos de casa e levá-los para espaços públicos, sem que sofressem qualquer tipo de preconceito e agressão. A partir de então, acontecem vários Pupaniques em várias cidades, como São Paulo e Belo Horizonte. Sempre organizados em parques por essas cidades. Hoje tivemos um Pupanique ensolarado que moveu o Bosque Maia, em Guarulhos - SP, e que teve iniciativa organizacional, executiva, e totalmente voluntária, da Liliane Cerrato, Lígia Oliveira, Renata Ragazzo e várias outras mães, grupos colaboradores, educadores e do pessoal do áudio visual. Toda essa movimentação foi para colocar em visibilidade o autismo e mostrar o quanto é necessário falar sobre o assunto, além do mais importante: incluir crianças em atividades onde elas possam estimular o seu lado cognitivo e sensorial. A intenção é, também, trazer essas crianças para ambientes onde existam outras crianças e adultos com ausência de autismo, justamente para estimular a vivência, a cada dia, e inseri-los em atividades e passeios sem que tenham alguma forma de bloqueio. Sobre o autismo.

"Alguns sintomas do autismo podem incluir alterações emocionais relacionadas a mudanças na rotina da criança, apego excessivo a objetos pessoais, desinteresse social, movimentos repetitivos, ausência na comunicação, comunicação por gestos, repetição de palavras memorizadas em situações distintas, não se referir a si mesmo como "eu" alguns se referem como ele ou você , dificuldade em fazer novas amizades, preferência por locais discretos onde não há pessoas por perto, evitar contato visual, comportamentos agressivos consigo e com outras pessoas e baixa capacidade de atenção. Além desses sintomas o autista pode apresentar hipersensibilidade a estímulos, como visão, audição, tato, olfato ou paladar ampliados , alguns evitam contato físico por ser opressivo, alguns evitam ruídos por achar o estímulo doloroso cobrindo os ouvidos com as mãos". Fonte


Hoje tive a honra e emoção, por convite de uma grande amiga, educadora e contadora de estórias, Ana Paula, em ser uma das voluntárias neste evento tão bonito e de uma causa tão nobre e importante. Levantamos cedinho e fomos deixar nossa colaboração para que isso jamais acabe e, ao contrário disso, se expanda ainda mais. Fotografei cada acontecimento com muito amor e carinho, pois tenho muita afeição e, de certa forma, identificação com pessoas autistas. Infelizmente não tenho o nome de todas as pessoas que, hoje, fizeram esse evento lindo acontecer, mas, de antemão, já deixo o meu muito obrigada e todo o meu sentimento de felicidade a todos que dedicaram algumas horas de seu domingo para levar inclusão, alegria e cor na vida dessas pessoas. Obrigada imensamente!


Nas fotos do nosso lindo dia vocês verão atividades sensoriais, motoras e cognitivas. Foram atividades como contação de estórias, música, atividades físicas, artísticas, circulares, entre outras. Tudo de forma muita prática e divertida.


Como foi um evento grande e com vários colaboradores, conforme eu for recebendo esses nomes, irei adicionando aos poucos aos agradecimentos: Ana Paula - Contadora de Estórias

Musicando - Terapia Musical e Meditação Guiada

Márcia Cunha Passos

Elaine Cristina

Nicole Amoresano

Cátia Santana

Marielaine Gimenes

Vanderli

Fernanda Merli

Marcelo

Shirley Vila Nova

#autismo #inclusãosocial

Arquivo
Recentes
Posts em Destaque
RSS Feed
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now