Lia de Itamaracá, a Rainha Cirandeira


Maria Madalena Correia do Nascimento, mulher de 12 de janeiro de 1944, de Pernambuco, Ilha de Itamaracá, ficou conhecida nos anos 60 como Lia, foi, por anos, merendeira em uma escola pública, uma mulher com sinônimo de resistência por ser a única filha, dos filhos de um agricultor e uma empregada doméstica, a se dedicar à música popular de sua região. 

20 de novembro de 2018, dia da Consciência Negra, Lia se apresenta no Sesc Campo Limpo com o show "Ciranda de Ritmos" e participação de As Clarianas


Lia, considerada a mais famosa cirandeira do Brasil, correu mundo entre os céus e estradas de rodagem, se apresentou maravilhosamente do nordeste ao sudeste, do Brasil à Europa, além de músicas de sua autoria, nos trouxe clássicos de Dorival Caymmi , “Suíte de Pescador”, e Paulinho da Viola, “Eu Sou Lia”, “Janaína” e “Nagô, Nagô”, de domínio público e já fez shows abertos por dona Selma do Côco e das Filhas de Baracho. Definida como “Diva da Música Negra”, pelo jornal The New York Times, também teve seu documentário, “Eu sou Lia (2003)”, produzido por Karen Akerman e uma considerável filmografia: “Parahyba mulher macho (1983)”, de Tizuka Yamazaki, “Recife frio (2009)”, de Kleber Mendonça Filho, “O mar de Lia (2010)”, de Hanna Godoy, “Encantada (2014)”, de Lia Letícia” e “Sangue azul (2014)”, de Lírio Ferreira.


Em 1977 gravou seu primeiro LP, “A Rainha da Ciranda”, em 2000 nasceu “Eu Sou Lia”, lançado pela Ciranda Records e pela Rob Digital, e em 2008 “Ciranda de Ritmos”. Lia ministra oficinas onde ensina ritmos de ciranda, maracatu, entre outros e, sem dúvida alguma, Lia é mais uma de nossas incríveis mulheres que devem ser lembradas e respeitadas, culturalmente e humanamente falando. Lia tem sorriso largo e receptividade acolhedora, conversa e olha com carinho para o seu público, emociona e se emociona em suas apresentações. Que Lia jamais seja esquecida e que sua música nos traga muito mais alegrias e resgate de nossa cultura tão rica e nobre.

#liadeitamaracá #ciranda #maracatu #músicaregional #Pernambuco #xaxado #SescCampoLimpo

Arquivo
Recentes
Posts em Destaque
RSS Feed
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now