Fotografando a natureza | Núcleo do Engordador


No aniversário de 463 anos da cidade de São Paulo, nada melhor do que falar sobre o que não é cinza na cidade, rs: o Núcleo do Engordador. Este parque faz parte de um dos núcleos do Parque Estadual da Cantareira, parque tombado pela Unesco que possui uma das maiores áreas de mata, dentro de região urbana, do mundo. No total, todos os núcleos possuem mais de 7.900 hectares de Mata Atlântica e abriga diversas espécies de animais e vegetais, incluindo algumas espécies ameaçadas de extinção. O nome "Núcleo do Engordador" se dá por conta da antiga fazenda onde era realizada a "engorda" do gado.

Conheci o núcleo em 2012, quando fomos (meu grupo do curso técnico de fotografia e eu) em saída fotográfica com o meu ex professor de Fotografia de Natureza, Dayan de Castro. Logo de cara me apaixonei pelo lugar tranquilo e seguro para fotografar e trilhar. Além da maravilhosa Trilha do Cachoeira, com 3 km de extensão e nível de dificuldade leve, no núcleo existem mais duas trilhas e uma represa: a trilha do Macuco, a Trilha de Mountain Bike e a vista da represa que fez parte do primeiro sistema de abastecimento de água de São Paulo.

Além das trilhas, o parque é bem cuidado e estruturado para receber o público com mesas para lanchar sob às árvores (leve o seu lanche e bebida, pois no núcleo não existem lanchonetes ou restaurantes), banheiros e, também, a Casa das Bombas, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico Condephaat. Foi construída em 1894 e fez parte do primeiro sistema de abastecimento de água de São Paulo, como disse anteriormente. Ou seja, para quem gosta de se desconectar da correria da cidade cinza, no núcleo se tem muito a fazer para desfrutar a natureza e seu ar puro e renovador.


Vou deixar aqui algumas das fotos que fiz no meu primeiro passeio no núcleo com o pessoal do curso técnico em fotografia =)


Para quem quiser saber mais sobre os outros núcleos do Parque da Cantareira (núcleos que ainda não visitei), segue mais informações abaixo.

Parque Estadual da Cantareira. Endereços:

Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP. Tel.: (11) 2203-0115. Núcleo Águas Claras – Av. Senador José Ermírio de Moraes, s/n – Mairiporã/SP. Tel.: (11) 4485-3975. Núcleo Cabuçu – Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP. Tel.: (11) 2401-6217. Núcleo do Engordador – Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira – São Paulo/SP. Tel.: (11) 2995-3254.

Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados das 8h às 17h - em janeiro o parque funciona todos os dias da semana no mesmo horário. Ingresso: Meia entrada (crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam). Consulte valores de atualizados ligando para o telefone que deixei acima.

Estacionamento gratuito.

#núcleodoengordador #parqueestadualdacantareira #sãopaulo #passeiospróximosacapita

Arquivo
Recentes
Posts em Destaque
RSS Feed
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now